sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ler faz bem para o cérebro






 A leitura é o caminho mais rico para fazer viagens



Um país é feito de homens e livros, já dizia Monteiro Lobato.
Um país saudável é feito de homens que lêem. Ler desenvolve a inteligência, socializa, informa e previne doenças, tais como: ignorância, falta de estímulo, alienação, dentre outras. Não tem contra indicação, não tem idade, uma vez que todos somos capazes de ler idéias, intenções e desejos.
Falam de fome de livros. Falo de fome de leitor. Quem disse que fome não é bom?
Citarei algumas receitas:
A leitura cura. Cura a falta de informação, a mente sem conteúdo, a dificuldade de se expressar, a inflexibilidade de pensamento, etc.
Ler é chave para estimular a memória e a atenção. Para um dos mais ativos cientistas do país, Ivan Izquierdo, exercitar a memória é uma das chaves para envelhecer com qualidade. Segundo recentes estudos da neurociência, indivíduos com a doença Alzheimer, que eram leitores, têm diminuído a velocidade da doença. Um ótimo exercício para a memória são palavras cruzadas e literatura!
Ler é aprender.  Aprendemos, segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, desde  sempre, mais precisamente "desde que somos do tamanho da cabeça de um alfinete".
Desde bebê podemos desenvolver as habilidades para a leitura.
Como podemos ensinar a leitura para uma criança bem pequena?

Lendo para seus filhos antes do soninho, contar estórias, levá-los à livraria, promover outras formas de cultura, incentivar o diálogo e brincadeiras com palavras, etc.. Afeto e palavras, assim como sorvete e calda de chocolate!
" Aprender é a função mais nobre do cérebro", segundo os grandes neurocientistas da atualidade. Ler fortalece neurônios. Logo, ler promove o aprendizado.
Ler é otimizar sinapses. Quem lê mais aprende mais ou quem aprende mais lê mais? Eis a questão.
Mas a principal questão é que a leitura é uma eficaz estratégia para desenvolver recursos cognitivos, para abrir janelas e portas de oportunidades.  A leitura é uma saudável ginástica sináptica.
Ler é uma viagem. Uma viagem sem fim.”Ler de verdade vai muito além de decodificar letras, que compõem palavras, frases e o texto” diz Pascoale Cipro Neto. A leitura é o caminho mais rico para fazer viagens, e sem sair do lugar! 


Pratique a palavra mais bonita: LIBERDADE.
Evite a palavra mais venenosa: INVEJA.
Valorize a palavra mais usada: AMOR.
Fuja da palavra que mais prejudica: MENTIRA.
Pratique a palavra mais difícil: HUMILDADE.
Perdoa a palavra que mais destrói: MAGOA.
Cultive a palavra mais poderosa: PERDÃO.
Trabalhe para ter a palavra mais procurada: FELICIDADE.
Conquiste a palavra mais essencial: CONFIANÇA.
A palavra mais importante: DEUS.
Busque sempre, e todo o resto ele te ensina.

 

Deixe seus comentários...  =)

 

fonte: Adriana Foz 

2 comentários:

  1. MUITO BOM O TEMA LÊ.ESSE TEXTO FINAL É MUITO IMPORTANTE,PARA REFLETIRMOS E COLOCÁ-LOS EM PRÁTICA. LER,TEM QUE SER ROTINA EM NOSSAS VIDAS!!VALEW BEIJOS!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza e como faz bem ler!!! Exercitar o cérebro sempre já que vivemos em uma sociedade que nos apresenta tudo pronto, explicado e definido nos tirando a autonomia da reflexão...(Sheila)

    ResponderExcluir